[BOOK REVIEW] ANEXOS POR RAINBOW ROWELL

| |

Sinopse: Beth Fremont e Jennifer Scribner-Snyder sabem que alguém está monitorando seus e-mails de trabalho. Todo mundo na redação sabe. É política da empresa. Mas elas não conseguem levar isso tão a sério e continuam trocando e-mails intermináveis e infinitamente hilariantes, discutindo cada aspecto de suas vidas.
Enquanto isso, Lincoln O'Neill não consegue acreditar que este é agora o seu trabalho, ler os e-mails de outras pessoas. Quando ele se candidatou para ser agente de segurança da internet, se imaginou construindo firewalls e desmascarando hackers e não escrevendo um relatório toda vez que uma mensagem esportiva vinha acompanhada de uma piada suja. Quando Lincoln se depara com as mensagens de Beth e Jennifer, ele sabe que deveria denunciá-las. Mas ele não consegue deixar de se divertir e se cativar por suas histórias. No momento em que Lincoln percebe que está se apaixonando por Beth, é tarde demais para se apresentar. Afinal, o que ele diria...?


E então eu resolvi me render ao fenômeno literário com nome de hippie de Woodstock: Rainbow Rowell, confesso que costumo sempre ficar com um pé atrás quando o assunto são esses autores que bombam do nada e de repente vendem livros como se fosse água, pois o hype sempre acaba estragando a experiência literária, por isso é comum eu deixar passar todo o alvoroço em cima de algum nome novo para poder apreciar a obra com mais calma, e foi o que fiz com Rowell, e acabei me arrependendo por que deveria ter conhecido essa autora incrível o mais cedo possível.
A escrita e Rowell é leve, daquelas que você vai lendo aos poucos e quando vê já devorou o livro inteiro sem nem notar, o livro que na verdade é para um publico mais velho fica até com cara de YA na escrita da autora, e isso não é ruim, é justamente o estilo despretensioso de Rowell que dá o clima certo na narrativa e que combina perfeitamente com os personagens e o ambiente em que se passa a história.
E por falar em personagens, que personagens adoráveis a autora consegue criar, do introvertido Lincoln à neurótica Jennifer, todos são incríveis e fáceis de se apaixonar, e o mais importante: são totalmente tridimensionais, a autora consegue criar personagens completamente plausíveis e extremamente realistas, fazendo com que não seja incomum se identificar com algum personagem em algum ponto.
Vale lembrar que apesar de ter sido catapultada para o número 1 nas listas de best sellers por YAs, Anexos não é um YA os temas do livro são todos voltados para uma visão mais adulta dos relacionamentos, temas como gravidez, relacionamentos amorosos, relacionamento com os pais e outros que é comum ao gênero juvenil aparecem nas páginas do livro com uma abordagem mais madura, mas ao mesmo tempo leve devido a já citada escrita da autora.

[ ALERTA DE SPOILER ]

O único ponto negativo que consegui encontrar na verdade é bem relativo, se refere ao final do livro, os acontecimentos finais destoam muito do caminho que a história estava seguindo, parece até que algum editor não gostou muito da ideia da Rowell e resolveu mexer na história para deixa-la mais vendível, pela minha visão o final onde Beth e Lincoln não ficam juntos seria muito mais plausível e até interessante, e pelo rumo que a história toma mais perto das últimas páginas seria o mais interessante, porém no último segundo dos acréscimos a autora resolve juntar o casal em uma sequência de cenas tão forcada que só reforça o fato de que para mim tem dedo de editor nessa história. Mas como tudo isso é muito subjetivo não é bem um ponto negatio a se considerar tanto.

[ FIM DO SPOILER ]

Anexos é um livro apaixonante do inicio ao fim, o conjunto todo da obra é bem positivo e vale muito a pena conferir, é o tipo de livro perfeito para inserir entre uma leitura mais "pesada" e outra, e com certeza figura entre os meus favoritos do ano até então.


NOTA: 5/5

Nenhum comentário:

Postar um comentário



ÚLTIMAS RESENHAS