[BOOK REVIEW] A SANGUE FRIO POR TRUMAN CAPOTE

| |

Sinopse: Um homem religioso, uma mãe depressiva, um adolescente, uma garota dona de casa, um cachorro amedrontado e dois ladrões frustrados. Esses e outros personagens são os ingredientes chave para o romance jornalístico 'A Sangue Frio', de Truman Capote. O livro é uma reportagem investigativa sobre o assassinato de quatro membros da família Clutter, o casal e seus dois filhos caçulas, ocorrido em 1959 na cidade de Holcomb, no Kansas, Estados Unidos.


Seis anos, esse foi o tempo que Truman Capote gastou para pesquisar e escrever o relato do assassinado da família Clutter, e transformar esse terrível marca na história dos EUA em um dos livros mais incríveis do gênero que eu já li. 
Recriar acontecimentos reais é uma tarefa complicada, mas o autor consegue com maestria concluir sua tarefa. Capote faz muito mais do que escrever um livro, e foge do padrão de transformar as vítimas em "mátrires" e os assassinos em monstros sem alma, não, ele vai muito mais afundo com isso, entre relatos e opiniões dos moradores da cidade pacata de Holcomb até páginas de analises psicológicas dos assassinos, o autor consegue como poucos tratar o assunto de forma imparcial e inteligente, sem deixar seu estilo de lado.
Com uma narrativa que prende a atenção do leitor, o autor consegue transportar o leitor para o ambiente, transitando entre a tensão e a confusão causada na cidade, e as aventuras dos assassinos durante a fuga.
Com assuntos como a pena de morte, o autor traz diversos questionamentos ao leitor, deixados nas entrelinhas dos diálogos dos personagens, como que para provocar e nos fazer pensar um pouco mais na história.
Enfim, o livro é uma leitura obrigatória para qualquer amante da literatura, inaugurando o que ficou conhecido como jornalismo literário, 'A Sangue Frio' é um livro incrível do inicio ao fim.

"É fácil ignorar a chuva se a pessoa está de capa."


NOTA: 5/5

2 comentários:

  1. Taí um romance jornalístico que PRECISO ler. E taí um autor foda, polêmico e sensacional!
    Vou confessar que, apesar de ler e pesquisar muito sobre esses casos reais, pouco sei sobre esse assassinato que marcou o EUA.
    Sua resenha me lembrou que tenho de anotar esse livro para ler depois, porque tenho uma facilidade em esquecer as coisas HAHAHAHA
    Adorei teu blog, o fundo dele é lindo HAHAHA
    Já estou seguindo!
    Beijos
    | PSYCHOTECA - http://goo.gl/lRC1ne

    ResponderExcluir
  2. Esse livro. <3
    Eu li na época da faculdade e me apaixonei. Merece a nota máxima!
    Beijo

    http://canastraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir



ÚLTIMAS RESENHAS