>

2018: PROJETOS, METAS E JORNADA MLV!

|

M 2017 EU NÃO LI PRATICAMENTE NADA, eu já disse isso aqui algumas vezes, mas é que isso me decepciona muito, para tentar me animar a ler mais esse ano, e a ler melhor também, eu resolvi participar de alguns projetos e também começar alguns aqui no blog para esse ano de 2018. E se você quiser participar de algum desses projetos, ou já estiver participando me diga para podermos progredir nessas jornadas juntos.


Começando é claro pela lista padrão de 12 livros para o ano que se segue, que vejo sempre por ai (não sei quem criou por isso nem sei quem creditar pela ideia), eu resolvi fazer a lista esse ano, mas sem atribuir um livro para cada mês, para me garantir liberdade e escolher o livro que estiver "no clima" para ler, também resolvi colocar livros de vários gêneros diferentes, estilos diferentes e com autores diferentes, para não ficar entediado e ter mais escolha também. E minha lista é a seguinte:



O primeiro projeto de leitura, que inclusive já dei inicio, é o de ler uma obra do José Saramago por mês, é um autor que eu gosto muito, os temas retratados, o estilo de escrita (por mais que me confunda às vezes), as histórias, os personagens, tudo é muito bem feito, e são livros que carregam mensagens fortes que te fazem meditar sobre vários aspectos da nossa vida, e por isso resolvi fazer esse projeto, para ler mais desse autor maravilhoso. Eu não separei nenhum livro específico dele, vou deixando no aleatório, escolhendo no mês mesmo que vou ler o livro. O desse mês, que já dei inicio a leitura aliás, é o tão comentado Ensaio Sobre a Cegueira, que em breve venho comentar com vocês sobre minha experiência.


Outro projeto que vou começar é o Brasil Literário, projeto iniciado pela Michelly do Mais Uma Página, o projeto tem como base uma pesquisa realizada pela revista Super Interessante onde eles elegeram os autores mais relevantes de cada estado brasileiro, e separando um livro importante de cada autor. Como eu já estava com planos de ler um autor brasileiro por mês, esse desafio me serviu como uma luva, e resolvi embarcar, porém como são muitos livros provavelmente levarei esse projeto para 2019.
Esse projeto eu também já iniciei, A Hora da Estrela da Clarice Lispector, representando o Rio de Janeiro, foi minha primeira leitura de 2018 e logo posto o meu comentário do livro.
Para conferir o post com os livros e as informações do projeto é só clicar aqui.


Para finalizar, esse mês acontece a tradicional Maratona Literária de Verão do canal Geek Freak, que mais uma vez vou me arriscar a participar, e tentar ter mais êxito que nas vezes anteriores. Esse ano a maratona está com uma cara toda nova, com um enredo fantasioso sobre esses países fictícios em que vamos "visitar" e para cada cidade desses países temos um desafio literário. Resolvi aproveitar esse desafio para desencalhar os livros que comprei em promoções passadas por impulso e acabei deixando de lado sem ler. O meu país escolhido foi Arcania, e a minha TBR ficou assim:

Esses são os projetos que pretendo executar esse ano na minha intenção de ler melhor e de conseguir completar minha meta anual de 50 livros. Vocês tem algum projeto ou plano de leitura para esse ano? Não se esqueça de deixar suas opiniões abaixo!

5 comentários:

  1. Olha, se eu fosse você eu começaria por O Vilarejo. É um livro curto e que te envolve fácil, vai terminar rapidinho! O desafio de Ferro também é muito bom, mas como é uma saga, vai te deixar na vontade de ler os volumes restantes. Fênix a ilha também estou lendo e o livro parece cada vez mais ser muito bom!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Ozzy!
    Tb fiz lista de 12 livros pro ano que vem, mas, assim como vc, não defini os meses. Prefiro ter a liberdade de escolher o que quero ler e quando quero ler.
    Que bom que vc gostou do Brasil Literário! Eu não pretendo terminá-lo nem em 2019, não coloquei prazo, deixei como um projeto a longo prazo. De qq forma, é uma ótima oportunidade de dar uma volta por todos os cantos do nosso imenso e diversificado país!
    Por fim, tb vou participar da MLV, mas sou Galtero! Terça eu posto minha tbr pra maratona. :)
    Boa sorte pra gente nos nossos projetos, né?!
    Beijos!

    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Eita, ja vai comecar 2018 nas maratonas.
    Nao vou me aventurar pq realmente nao ando muito no pique para ler, mas boa sorte.
    Eu li esse da Cassandra Clare e achei bem chato. Nao curti muito nao. Espero que goste e q renda.


    Abraços
    David
    https://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, gostei muito dos projetos de 2018.
    É muito bom ler mais autores brasileiros, e A Hora da Estrela é muito bom mesmo. Também estou participando da MLV e sou de arcania, como você.
    Boa sorte nos seus projetos, que você tenha sucesso.

    Beijos, Ally.
    Amor Literário

    ResponderExcluir
  5. Oi Ozzy!
    Adoro esses desafios e metas,sempre nos estimulam a ler mais.
    Morte Súbita foi um livro que odiei de verdade,mas espero que goste.
    Também tô participando da Jornada MLV,#teamarcania hahahahhahhaa
    Boa sorte com os projetos e boa jornada pra gente!
    Abraços!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir